Carregando agora

Pacto Conjugal: Os 9 Pilares da Nossa Aliança

Pacto Conjugal: Os 9 Pilares da Nossa Aliança

Esta é a declaração de nossa aliança. Reconhecemos que o casamento é um chamado sagrado ao crescimento mútuo e ao compromisso ativo. Estes pilares servem como a fundação e o mapa para a nossa jornada, garantindo um relacionamento saudável, duradouro e pleno, firmado na vontade de Deus e na saúde emocional.

1. AMOR (Compromisso Ativo)

Definimos o amor como a decisão diária de honrar, cuidar e proteger o outro, entendendo o casamento como uma aliança inquebrável firmada perante Deus.

  • Fundamento Bíblico: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.” (1 Coríntios 13:4)

2. RESPEITO (A Base Inegociável)

O respeito é o nosso solo sagrado. Inclui a valorização da individualidade, das escolhas e da dignidade do parceiro, evitando críticas destrutivas e humilhação, especialmente na presença de outros.

  • Fundamento Bíblico: “Sejam mutuamente dedicados com a honra, dando preferência uns aos outros.” (Romanos 12:10)

3. CONFIANÇA (Transparência e Inabalabilidade)

A confiança é o estado de paz que temos um no outro, construída através da transparência radical e da consistência entre palavras e ações. É a certeza de que a lealdade é total.

  • Fundamento Bíblico: “O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.” (Provérbios 17:9)

4. ADMIRAÇÃO (Apoio e Reconhecimento)

Nós nos empenhamos em elogiar sinceramente e reconhecer ativamente as qualidades, conquistas e esforços diários um do outro. Vemos o outro como um presente e uma bênção.

  • Fundamento Bíblico: “Portanto, consolem-se uns aos outros com estas palavras e edifiquem-se mutuamente, como de fato já estão fazendo.” (1 Tessalonicenses 5:11)

5. DIVERSÃO (Cultivo da Leveza)

Procuraremos ser leves e criativos na convivência. Vamos reservar tempo intencional (tempo de qualidade) para brincar, rir e desfrutar da intimidade física e emocional, priorizando a conexão acima das preocupações financeiras ou da rotina.

  • Fundamento Bíblico: “Melhor é a comida de hortaliças onde há amor do que o boi gordo e com ele o ódio.” (Provérbios 15:17)

6. SEGURANÇA (O Porto Seguro)

O casamento é o nosso porto seguro e refúgio. Podemos contar um com o outro para o que der e vier, sendo o primeiro ponto de apoio em crises e vulnerabilidades, sem medo de sermos julgados ou abandonados.

  • Fundamento Bíblico: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe.” (Mateus 19:6)

7. ACEITAR E SER ACEITO (Jornada de Evolução)

Nós nos aceitamos incondicionalmente com qualidades e defeitos (ou diferenças no funcionamento), mantendo-nos dispostos a evoluir e crescer juntos. O objetivo não é mudar o outro, mas sim nos adaptarmos um ao outro de mãos dadas.

  • Fundamento Bíblico: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Assim como o Senhor lhes perdoou, também perdoem vocês.” (Colossenses 3:13)

8. APOIO INCONDICIONAL (Mentoria Amorosa)

Apoiaremos mutuamente as metas, sonhos e iniciativas. Se houver divergência, nos comprometemos a expressar a discordância em particular, de forma carinhosa, amável e fundamentada, buscando sempre o melhor interesse do parceiro.

  • Fundamento Bíblico: “Como o ferro afia o ferro, assim o homem afia o seu amigo.” (Provérbios 27:17)

9. DIÁLOGO (Comunicação Direta e Vulnerável)

Procuraremos a clareza e a objetividade, evitando ao máximo as mensagens indiretas ou a suposição. Demonstraremos interesse genuíno nas palavras do outro, e seremos vulneráveis ao falar abertamente sobre nossas necessidades, desejos, limites e sentimentos. Regra de ouro: compartilhar e decidirem juntos e não apenas comunicar.

  • Fundamento Bíblico: “Não saia da boca de vocês nenhuma palavra torpe, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que transmita graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)

Dr. Fernando Tadeu Barduzzi Tavares

Share this content: